A REPRESENTAÇÃO POR DIAGRAMAS CAUSAIS
ANIMANDO DIAGRAMAS CAUSAIS

A REPRESENTAÇÃO POR DIAGRAMAS CAUSAIS

Forrester (1968) considera que os modelos mentais dos sistemas dinâmicos são mal definidos, não são fáceis de comunicar, e que a natureza imprecisa da linguagem pode ser usada para esconder uma imagem mental nebulosa do falante e do ouvinte. Ele argumenta que os modelos mentais não podem ser manipulados efetivamente e que não é possível "manejar" na mente, imediatamente, todas as facetas de um sistema complexo. Ele afirma que nós temos a tendência de fragmentar o sistema em pedaços e tirar conclusões separadamente dos subsistemas, e que tais fragmentações não mostram como os subsistemas interagem.

Para Forrester, quando um sistema é reduzido a um diagrama de elos causais e equações matemáticas, ele pode então ser examinado e comunicado a outros, e pode-se então computar a evolução temporal de variáveis, de tal modo que podemos tentar entender melhor a "realidade".

Roberts (1986) aponta que a construção de diagramas de elos causais permite a uma pessoa comunicar, com poucas palavras e setas, a sua teoria da estrutura subjacente ao problema. Ela acha que tal técnica também ajuda o estudante a expressar seu nível de entendimento de uma situação, algumas vezes referido como seu modelo mental.

Mandinach (1989) tem a mesma visão e considera que um diagrama de elos causais é realmente um modo de usar a linguagem de elos fechados para expressar um modelo mental criado a partir do chamado "raciocínio com base numa simples lista de variáveis" ('laundry list'); o estudante apenas lista as variáveis relevantes necessárias para descrever o sistema, como um primeiro passo na construção do diagrama causal.

De acordo com Roberts (1983) o raciocínio causal é a chave para organizar idéias num estudo de Dinâmica de Sistemas. Podemos representar a sentença " a quantidade de alimento ingerida influencia o peso" pelo diagrama.

QUANTIDADE DE ALIMENTO -----------> + PESO

da causa para o efeito. O sinal (+) significa que um aumento na quantidade de alimento ingerido aumenta o peso de uma pessoa. Um sinal negativo (-) significa influência na direção oposta.

Existem dois tipos de elos fechados. Elos negativos procuram ficar os mesmos, resistindo `a mudança, tais como o processo de retroalimentação (a) representado na figura abaixo, enquanto elos positivos autoreforçantes geram crescimento ou colapso, tal como no processo de retroalimentação (b). É possível ter-se elos fechados positivos ou negativos muito complicados, para mostrar causação em sistemas reais. É a estrutura causal que ao final amarrará qualquer sistema formal de equações `a realidade subjacente que está sendo modelada.

(a) Diagrama causal negativo (b) Diagrama causal positivo

Diagramas causais negativo e positivo.

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