Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências



TESE DE DOUTORADO DO PROFESSOR ARION - Computational Modelling in Science Education: a study of students' ability to manage some different approaches to modelling

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Currículo Lattes do Coordenador


LIVROS:


1) LANÇADO EM 2011: ARION KURTZ. Do universo ao ambiente: construindo nossa concepção de natureza. Rio Grande: Arion de Castro Kurtz dos Santos (ed), Rio Grande, 2011.

2) LANÇADO EM 2002: - Modelagem computacional utilizando STELLA - considerações teóricas e aplicações em gerenciamento, física e ecologia de sistemas (VERSÃO EM HTML)

ESGOTADO - EDITORA DA FURG (editfurg@mikrus.com.br - Fone: 0XX 53 32323958 - 3232 7595).

3) Livro: Introdução à Modelagem Computacional na Educação (1995) - Versão revisada e atualizada

Capa do livro de 1995



ARTIGOS PUBLICADOS NO 'JOURNAL OF COMPUTER ASSISTED LEARNING':

A model for teaching and research into computational modelling (1992)

Sixth form students' ability to engage in computational modelling (1994)

Students modelling environmental issues (1997)

ARTIGOS PUBLICADOS NO CADERNO CATARINENSE DE ENSINO DE FÍSICA:

Algumas características dos professores de Física do ensino de 2o. grau em Porto Alegre (1985)

Influência do instrumento na avaliação da aprendizagem decorrente do ensino de laboratório em Física (1986)

STELLA no modelamento de equações diferenciais (1989)

Modelamento computacional através do sistema de modelamento celular (CMS): alguns aspectos (1990)

Alguns aspectos do uso do sistema de modelamento IQON no ensino da Física (1991)

O projeto "Desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais para o aprendizado exploratório de Ciências" (1993)

Uma experiência em pequena escala sobre o potencial da modelagem semi-quantitativa para a Educação Ambiental (1995)

A Física utilizada na investigação de acidentes de trânsito (1997)

Algumas possibilidades de utilização dos Princípios de Sistemas de Forrester em tópicos de Física, através da Ferramenta de Modelagem Quantitativa STELLA (2000)

ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA AMBIENTE E EDUCAÇÃO:

Modelagem como aprendizado e o papel do mestre em Educação Ambiental (1997)

O trabalho de estudantes do 1o. grau em modelagem semiquantitativa focalizando problemas ambientais (1997)

Utilização da ferramenta computacional VISQ e a validação de modelos semiquantitativos (1998)

Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa (2000/2001)

Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações ao meio ambiente (2002)

Modelos Mentais e a Dinâmica de Sistemas como uma Metodologia para a pesquisa Educacional (2004)

Um relato sobre orientações em modelagem no mestrado em Educação Ambiental da FURG (2005)

Conseqüências para o ambiente do tabaquismo e das queimadas, nas concepções de alguns estudantes (2005)

Descrição e resultados de uma proposta de Educação Ambiental baseada na Dinâmica de Sistemas e na disciplina Gestão pela Qualidade Total focada nos estudantes do Colélgio Técnico Industrial da FURG - CTI/FURG (2011)

ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental(versão completa de artigo) (1999)

Complexidade e a utilização de ferramentas computacionais no ensino e na pesquisa. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental(2004)

Utilização do modelo Mundo3 para conhecer como processos sistêmicos são entendidos na formação agronômica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental(2007)

O "V de Gowin": meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em Educação Ambiental que utiliza a modelagem semiquantitativa VISQ-JAVA (2009)

ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA:

Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas no Mestrado em Educação Ambiental da FURG(2005)

O V de Gowin e a modelagem: o caso do sistema semiquantitativo VISQ(2005)

O uso de um portal na organização do ensino presencial de Didática (2006)

STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz(2006)

ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA:

A Teoria do Processo Qualitativo (TPQ) e a Análise de Explanações em Física (1995)

ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS INTERNACIONAIS:

Semi-Quantitative Computer Modelling and Classroom Science (1999)

An Experiment Using The Hexagon Technique With Semiquantitative Computer Modelling (2001)

ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS NACIONAIS:

A Modelagem Semiquantitativa e o Pensamento Sistêmico sobre um Problema Ambiental (1999)

Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa (2000)

Artigos do III Seminário sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino-Aprendizagem (1999)

Um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas sócio-ambientais no entorno da escola, tendo como base a modelagem semiquantitativa: resultados parciais (2001)

Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações ao ambiente (IV ANPED SUL, 2002)

Artigos publicados nos Anais do IV Seminário sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino-Aprendizagem http://www.modelab.ufes.br/ivseminario

ModelCiências: Características do Desenvolvimento de um Portal para o Projeto Modelagem Computacional Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências do Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação do CNPq (2002)

Idéias dos Estudantes sobre Estruturas e Comportamentos Dinâmicos (2002)

A Percepção do Tempo e Clima no Ensino de Agronomia para Agricultura Sustentável através de Técnicas de Modelagem (2002)

A modelagem computacional utilizando o Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico (STELLA), em tópicos de Educação Ambiental (XIV SBIE 2003)

Combustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, visando à Educação Ambiental (V ANPED Sul 2004)

Educação Ambiental no portal do ModelCiências (III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, 2004)

ARTIGOS NACIONAIS PUBLICADOS:

Projeto melhoria da qualidade de ensino, Física 2o. Grau, Secretaria da Educação RS:
A idéia de taxa de variação em nível semi-quantitativo (1991-1995)

Um Experimento de Modelagem Dinâmica Semiquantitativa com a Utilização da Técnica dos Hexágonos (2000)

A modelagem semiquantitativa para a Educação Ambiental: alguns resultados de um estudo com alunos do ensino fundamental (2001)

A modelagem computacional como uma possível estratégia para a Educação Ambiental fundamental (2001)

Energia e Educação Ambiental: um estudo piloto com alunos do ensino médio (2002)

O ModelCiências - um portal para o projeto Modelagem Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências (Educar em Revista, 2003)

Algumas idéias sobre universo, vida e complexidade (Espaço Acadêmico, 2004)