TESE DE DOUTORADO DO PROFESSOR ARION - Computational
Modelling in Science Education: a study of students' ability to manage
some different approaches to modelling
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Currículo Lattes do Coordenador
LIVROS:
1) LANÇADO EM 2011: ARION KURTZ. Do universo ao ambiente: construindo nossa concepção de natureza.
Rio Grande: Arion de Castro Kurtz dos Santos (ed), Rio Grande, 2011.
2) LANÇADO EM 2002:
- Modelagem computacional utilizando STELLA -
considerações teóricas e aplicações em gerenciamento, física e ecologia de sistemas (VERSÃO EM
HTML)
ESGOTADO - EDITORA
DA FURG (editfurg@mikrus.com.br -
Fone: 0XX 53 32323958 - 3232 7595).
3) Livro: Introdução à Modelagem Computacional na Educação (1995) - Versão revisada
e atualizada
Capa do livro de 1995
ARTIGOS PUBLICADOS NO 'JOURNAL OF COMPUTER ASSISTED LEARNING':
A model for teaching and research into computational modelling (1992)
Sixth form students' ability to engage in computational modelling (1994)
Students modelling environmental issues (1997)
ARTIGOS PUBLICADOS NO CADERNO CATARINENSE DE ENSINO DE FÍSICA:
Algumas características dos professores de Física do ensino de 2o. grau em Porto
Alegre (1985)
Influência do instrumento na avaliação da aprendizagem decorrente do ensino
de laboratório em Física (1986)
STELLA no modelamento de equações diferenciais (1989)
Modelamento computacional através do sistema de modelamento celular (CMS): alguns aspectos (1990)
Alguns aspectos do uso do sistema de modelamento IQON no ensino da Física (1991)
O projeto "Desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais para o aprendizado
exploratório de Ciências" (1993)
Uma experiência em pequena escala sobre o potencial da modelagem semi-quantitativa
para a Educação Ambiental (1995)
A Física utilizada na investigação de acidentes de trânsito (1997)
Algumas possibilidades de utilização dos Princípios de Sistemas
de Forrester em tópicos de Física, através da Ferramenta de Modelagem Quantitativa
STELLA (2000)
ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA AMBIENTE E EDUCAÇÃO:
Modelagem como aprendizado e o papel do mestre em Educação Ambiental (1997)
O trabalho de estudantes do 1o. grau em modelagem semiquantitativa focalizando
problemas ambientais (1997)
Utilização da ferramenta computacional VISQ e a validação de modelos
semiquantitativos (1998)
Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de
Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem
semiquantitativa (2000/2001)
Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações ao meio
ambiente (2002)
Modelos Mentais e a Dinâmica de Sistemas como uma Metodologia para a pesquisa Educacional (2004)
Um relato sobre orientações em modelagem no mestrado em Educação Ambiental da FURG (2005)
Conseqüências para o ambiente do tabaquismo e das queimadas, nas concepções de alguns estudantes (2005)
Descrição e resultados de uma proposta de Educação Ambiental baseada na Dinâmica de Sistemas e na disciplina
Gestão pela Qualidade Total focada nos estudantes do Colélgio Técnico Industrial da FURG - CTI/FURG (2011)
ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental(versão completa de artigo) (1999)
Complexidade e a utilização de ferramentas computacionais no ensino e na pesquisa.
Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental(2004)
Utilização do modelo Mundo3 para conhecer como processos sistêmicos são entendidos na
formação agronômica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental(2007)
O "V de Gowin": meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em Educação Ambiental que utiliza
a modelagem semiquantitativa VISQ-JAVA (2009)
ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA:
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas no Mestrado em Educação Ambiental da FURG(2005)
O V de Gowin e a modelagem: o caso do sistema semiquantitativo VISQ(2005)
O uso de um portal na organização do ensino presencial de Didática (2006)
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz(2006)
ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA:
A Teoria do Processo Qualitativo (TPQ) e a Análise de Explanações em Física (1995)
ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS INTERNACIONAIS:
Semi-Quantitative Computer Modelling and Classroom Science (1999)
An Experiment Using The Hexagon
Technique With Semiquantitative Computer Modelling (2001)
ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS NACIONAIS:
A Modelagem Semiquantitativa e o Pensamento Sistêmico sobre um Problema Ambiental (1999)
Resultados parciais de um estudo
com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base
a modelagem semiquantitativa (2000)
Artigos do III Seminário sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino-Aprendizagem (1999)
Um estudo com alunos do ensino fundamental
de Rio Grande, sobre problemas sócio-ambientais no entorno da escola, tendo como base
a modelagem semiquantitativa: resultados parciais (2001)
Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações
ao ambiente (IV ANPED SUL, 2002)
Artigos publicados nos Anais do IV Seminário sobre Representações e Modelagem no
Processo de Ensino-Aprendizagem http://www.modelab.ufes.br/ivseminario
ModelCiências: Características do Desenvolvimento de um Portal para o Projeto
Modelagem Computacional Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências
do Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação do CNPq (2002)
Idéias dos Estudantes sobre Estruturas e Comportamentos Dinâmicos (2002)
A Percepção do Tempo e Clima no Ensino de Agronomia para Agricultura Sustentável
através de Técnicas de Modelagem (2002)
A modelagem computacional utilizando o Laboratório de Aprendizagem Experimental
com Animação para o Pensamento Sistêmico (STELLA), em tópicos de
Educação Ambiental (XIV SBIE 2003)
Combustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico
do CEFET-RS, visando à Educação Ambiental (V ANPED Sul 2004)
Educação Ambiental no portal do ModelCiências (III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, 2004)
ARTIGOS NACIONAIS PUBLICADOS:
Projeto melhoria da qualidade de ensino, Física 2o. Grau, Secretaria da Educação RS:
A idéia de taxa de variação em nível semi-quantitativo (1991-1995)
Um Experimento de
Modelagem Dinâmica Semiquantitativa com a Utilização da Técnica dos Hexágonos (2000)
A modelagem semiquantitativa
para a Educação Ambiental: alguns resultados de um estudo com alunos do ensino fundamental (2001)
A modelagem computacional como
uma possível estratégia para a Educação Ambiental fundamental (2001)
Energia e Educação Ambiental: um estudo piloto com alunos
do ensino médio (2002)
O ModelCiências - um portal para o projeto
Modelagem Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências (Educar em Revista, 2003)
Algumas idéias sobre universo, vida e complexidade (Espaço Acadêmico, 2004)
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