EXEMPLO DE MODELO EM VISQ COM SAÍDA GRÁFICA
VISQ: OBTENÇÃO DO PROGRAMA


VISQ: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pensou-se na possibilidade de se construir um sistema de modelagem que pudesse ser utilizado por alunos mais jovens, e a solução óbvia foi o desenvolvimento de um sistema que, sem a utilização de números ou equações, animasse diagramas causais na tela do computador.

A HISTÓRIA DE VISQ
Ogborn (1990), da Universidade de Londres, foi o primeiro a conceber um sistema para modelagem semi-quantitativa, tendo como base a matemática das redes neurais. Ao rodar o modelo, o usuá rio visualiza níveis verticais em movimento dentro de caixas que representam variáveis de um modelo. O Professor Arion de Castro Kurtz dos Santos trabalhou com o Professor Jon Ogborn , pelo período de 4 anos, e produziu, em 1992, uma tese de doutorado intitulada Computational Modelling In Science Education: A Study of Students’ Ability to Manage Some Different Approaches to Modelling . O professor Arion participou ativamente como membro do grupo que desenvolveu o programa IQON, além de ter sido a primeira pessoa que utilizou esse sistema, à nível de pesquisa, com alunos da escola secundária Inglesa.

A versão original de IQON, utilizada pelo professor Arion, foi desenvolvida em SmallTalk, e podia ser executada apenas em computadores Macintosh, exigindo 4 MB de memória RAM. Esta versão era muito limitada em termos gráficos e incompatível com os sistemas operacionais recentes, sendo inviável, atualmente, sua utilização.

O Projeto "Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências", financiado pelo PADCT, CNPq e FAPERGS, teve como uma de suas atividades, a programação de uma versão implementada e modernizada de IQON. Como coordenador do projeto o professor Arion orientou os Bolsistas Marcelo Resende Thielo (FAPERGS) e Ana Alzira Kleer (CNPq) no desenvolvimento dessa versão, que recebeu o nome de VISQ (acrônimo para Variáveis que Interagem de modo Semi-Quantitativo).

VISQ pode ser utilizada indistintamente nos computadores ‘Macintosh Quadra 605’, bem como nos compatíveis IBM-386, o que viabiliza o uso no Brasil. Apresenta saída gráfica que permite a comparação de várias variáveis ao mesmo tempo, representadas em diferentes cores e também possibilita a visualização de diagrama de fase, o que não era possível na versão original. O programa permite a criação de hipertexto associado a cada variável, onde o usuário pode definir "hotwords". Em operações de gerenciamento de arquivos, o programa apresenta uma interface avançada. Atualmente, temos desenvolvido material instrucional para o ensino de Ciências, tendo como base o novo programa, com enfoque em Educação Ambiental.

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