Semiquantitativas :: STELLA

          STELLA é acrônimo para "Structural Thinking Experimental Learning Laboratory with Animation" (Richmond e outros, 1987). Desenvolvida inicialmente para os computadores 'Apple Macintosh' é uma ferramenta de modelagem quantitativa que usa a metáfora de tanques, válvulas e canos. Atualmente existe a versão 7.0, com um demonstrativo (no save) já disponibilizado neste servidor.

          No modo MAPA o STELLA possibilita o trabalho apenas com os diagramas de fluxo, permitindo uma descrição semiquantitativa de um sistema, isto é, sem a preocupação em definir-se valores iniciais para tanques e valores de conversores e mesmo equações de taxa. Esse trabalho com mapas de taxas e níveis pode ser chamado de "definição do encanamento essencial do sistema" ou de sua topologia básica estrutural dentro da metáfora específica.

 

 

          No STELLA um tanque  (estoque ou nível) representa uma quantidade cujo valor inicial pode crescer ou decrescer. É conveniente descrever as variáveis relacionadas a acumulações durante a passagem do tempo por tanques (ou estoques). Uma torneira  (taxa) conectada a um tanque decide quão rápido a quantidade no tanque está mudando. Várias torneiras podem ser conectadas a um tanque. Quantidades representadas por um círculo , conversores, podem ser constantes, ou podem ser calculadas de outras quantidades.

          STELLA permite a construção de um modelo através da conexão desses objetos básicos e o usuário não necessita pensar sobre que linhas de programa escrever. Ele tem que fornecer relações algébricas, mas o sistema converte essas relações em linhas de programa. STELLA permite a obtenção de gráficos de quaisquer variáveis contra outras, e contra o tempo, e gera uma tabela de dados.