Diagramas Causais ou de Influências

Diagramas Causais são também chamados de Diagramas de Influências. Há pouca ou nenhuma diferença, mas os Diagramas Causais podem ser pensados como Diagramas de Influências que não mostram detalhes maiores. Os Diagramas de Influência podem ser pensados como Diagramas Causais detalhados. 

Os modelos mentais dos sistemas dinâmicos são mal definidos, não são fáceis de comunicar, e a natureza imprecisa da linguagem pode ser usada para esconder uma imagem mental nebulosa do falante e do ouvinte. Os modelos mentais não podem ser manipulados efetivamente pois não é possível "manejar" na mente, imediatamente, todas as facetas de um sistema complexo. Temos a tendência de fragmentar o sistema em pedaços e tirar conclusões separadamente dos subsistemas, e tais fragmentações não mostram como os subsistemas interagem.

Quando um sistema é reduzido a um diagrama de elos causais e equações matemáticas, ele pode então ser examinado e comunicado a outros, e pode-se então computar a evolução temporal de variáveis, de tal modo que podemos tentar entender melhor a "realidade".

A construção de diagramas de elos causais permite a uma pessoa comunicar, com poucas palavras e setas, a sua teoria da estrutura subjacente ao problema. A técnica também ajuda o estudante a expressar seu nível de entendimento de uma situação, algumas vezes referido como seu modelo mental.  O raciocínio causal é a chave para organizar idéias num estudo de Dinâmica de Sistemas.