Introdução à modelagem computacional na Educação
Prof. Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos
Livro disponível na Editora e Gráfica da FURG

Um modelo "cristaliza" momentaneamente as relações causais através de uma topologia específica, passando a existir como um mundo artificial. Esse mundo, então, transforma-se num objeto de análise que estará disponível para exploração e mesmo modificação pelos estudantes. A modelagem, dentro dessa perspectiva, aparece como mais um possível componente do processo de ensino-aprendizagem. Esta é uma obra sobre os fundamentos de construção desses mundos artificiais. A obra Introdução à modelagem computacional na Educação apresenta fundamentos da utilização do microcomputador tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Consiste em uma proposta pedagógica para a Informática Educativa com idéias que são eternas, e independentes de modismos. A obra destina-se a profissionais da Educação e estudantes de pós-graduação em diversas áreas. Por conter atividades em várias disciplinas deverá ser útil para professores de Ciências, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Matemática e mesmo profissionais de Ecologia, Educação Ambiental e Economia. A obra lança os fundamentos para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. A interdisciplinaridade aparece tendo em vista o fato de que os mundos artificiais criados apresentam estruturas semelhantes. Assim, por exemplo, os primitivos que permitem a modelagem de uma revolução trabalhada nas aulas de História serão os mesmos que os existentes na modelagem de uma interação predador-presa, ou numa descrição de um fenômeno físico ou, ainda, na modelagem de um processo de gerenciamento. A construção de mundos artificiais nas diferentes áreas permitirá o trabalho interdisciplinar concreto entre grupos de professores de uma escola ou universidade. O autor do livro é PhD em ´Science Education', grau obtido em 1992, na Universidade de Londres, tendo trabalhado com o Professor Jon Ogborn em pesquisa sobre a modelagem computacional. Desde 1993 coordena o Projeto Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências onde tem desenvolvido materiais instrucionais para o ensino fundamental, médio e superior e para o Mestrado em Educação Ambiental.

Índice do Livro

Capítulo 1: Decidindo o que fazer

Capítulo 2: Alguns aspectos teóricos

Capítulo 3: A Dinâmica de Sistemas

Capítulo 4: Estruturas matemáticas de modelos

Capítulo 5: Exemplos de atividades de modelagem computacional

Capítulo 6: Modelagem computacional em nível semiquantitativo

Capítulo 7: Modelagem Computacional na Educação

Bibliografia do Livro