Appendix - Instructional Material

Utilização do sistema de modelagem VISQ

1. Pares de causa e efeito

   Complete os espaços a seguir com a palavra que melhor representa a situação descrita na frase. Preencha e discuta a validade de cada afirmativa. É freqüentemente necessário tentar adivinhar qual a melhor palavra, quando não é possível estudar profundamente uma situação. Veja os exemplos: Figura 25

1) Quando tiro notas baixas e meus pais começam a me pressionar isto me causa:
Pressão dos pais ------------------> _____________________

2) Quando há muitas indústrias numa cidade isto causa:
Indústrias ------------------> _____________________

2. Pares de causa e efeito, utilizando VISQ

   Vamos considerar, agora, algumas interpretações modeladas em VISQ. Para cada uma das situações apresentadas, responda as questões propostas. Sempre solicite gráficos das variáveis principais, para fazer sua análise. Situação 1
1)Sapos ------------------> - Insetos

Considere que o número de Sapos esteja acima do nível normal. O que ocorrerá com o número de insetos ? Por quê?
Agora, considere que Sapos esteja abaixo do nível normal. O que ocorrerá com o número de Insetos ? Por quê?
2)Insetos ------------------>+Sapos

Considere que a variável Insetos esteja acima do nível normal. O que ocorrerá com o número de Sapos ? Por quê?
Considere que a variável Insetos esteja abaixo do nível normal. O que ocorrerá com o número de Sapos ? Por quê?
Situação 2
1)Nº de cobras ------------------> - Nº de sapos

Considere que o Nº de cobras esteja acima do normal. O que ocorrerá com o Nº de sapos ? Por quê?
Agora, considere que Nº de cobras esteja abaixo do normal. O que ocorrerá com o Nº de sapos ? Por quê?
   Vincule, num mesmo modelo (veja a figura a seguir), as três variáveis: Insetos, Sapos e Cobras.

Figura 26

Execute o modelo, alterando todos os parâmetros possíveis e coloque, aqui, em palavras, o comportamento do mesmo.
   Agora, construa em VISQ, a situação descrita pelas duas variáveis: Sapos e Insetos, considerando os elos positivo e negativo no mesmo modelo. Veja a figura.

Execute seu modelo, alterando todos os parâmetros possíveis e descreva, aqui, o comportamento do mesmo.

Atividades Expressivas

   Apresentamos, aqui, uma série de textos em vários formatos. Sua tarefa será ler estes textos e construir os modelos de acordo com o seu entendimento.

Situação 1
   Leia atentamente a estória em quadrinhos "Porquinho" e construa seu modelo.

Situação 2
   Leia atentamente a estória em quadrinhos "Coisas Monstruosas" e faça seu modelo. Quando você estiver satisfeito com seu modelo, leia o texto sobre a poluição em nossa cidade e o adapte para esta situação.
   Texto complementar à estória em quadrinhos:
   Indústrias reduzem atividades para não comprometer qualidade do ar
   (Jornal Agora, 23 e 24 de outubro de 1993).

   As quatro indústrias (Trevo, Defer, Manah e Fertisul) já atenderam por duas vezes o pedido da gerência regional da Fepam em Rio Grande, de interromperem as atividades em virtude da concentração das emissões aéreas principalmente quando os ventos sopram em direção à zona urbana. Em alguns dias desta semana, o rio-grandino pôde sentir os efeitos das emissões aéreas sobre o centro da cidade e alguns bairros.
   Para a gerente da Fepam, Gislane Calvete, as indústrias precisam levar em conta a qualidade do ar da população e, até instalarem os equipamentos antipoluição, terão que diminuir ou até mesmo paralisar suas atividades, quando as condições climáticas não forem as melhores. Calvete explicou que dias chuvosos e com cerração, aliados à direção dos ventos, são fatores que ajudam a concentrar os gases (materiais particulados e os fluoretos),sem a dissipação.
   Execute o modelo e solicite gráficos. Reflita sobre a situação.
   Para as situações 3, 4, 5 e 6 leia atenciosamente os textos e construa seus modelos.

Situação 3
Poema ecológico

O coelho comeu
O capim.

O coelho
A raposa comeu.

A onça
Comeu a raposa.

De velha
A onça morreu.

No lugar onde foi enterrada
Capim nasceu!

(Régis Bonvicino)

Situação 4
   Morcegos comem frutas e evacuam sementes, plantando, assim, árvores. Um morcego planta, involuntariamente, centenas de árvores em sua existência. Em sua alimentação estão, também, incluídos insetos e roedores.

Situação 5
   Por que reciclar o lixo?
   Materiais difíceis de se decompor como latas e plásticos, são guardados nos lixões da cidade, onde é gasto muito dinheiro só para queimar ou enterrar o lixo.
   Em vez de ficarem poluindo ruas e praças ou enchendo latas de lixo, eles são reaproveitáveis. O papel também pode se transformar e ser reutilizado em forma de papel toalha ou caixas de papelão, evitando assim o corte de novas árvores.
   Deste modo, economiza-se dinheiro com o aproveitamento do que seria sucata, além de ajudar a cidade na batalha contra a poluição e a sujeira.

Fonte: Correio Infantil