Quantitativas :: Planilhas Eletrônicas

As planilhas eletrônicas são ferramentas comerciais [tais como Lotus 123 ou Visicalc ou EXCEL, que têm sido utilizadas em pesquisa e ensino de Ciências.

EXCEL é um "pacote" que inclui gráficos, funções de banco de dados, e uma linguagem de programação 'macro'. Uma planilha eletrônica  é uma folha de caixas. Números são alocados nas caixas, que são organizadas em linhas e colunas para criar tabelas de números. As planilhas eletrônicas nos capacitam a mudar qualquer fator e ver imediatamente como essa mudança afeta nossa tabela. É possível escrever funções que realizam cálculos numéricos complexos ou manipulação de texto. A linguagem de comandos 'macro' torna possível escrever programas que controlam a planilha e criam uma interface entre uma aplicação complexa e um usuário inexperiente.

Veja, por exemplo, na figura, um modelo para o movimento de queda livre, numa planilha eletrônica.



Modelo para o movimento de queda livre, numa planilha eletrônica.

Os valores encontrados para a posição y não correspondem ao que se encontraria utilizando a fórmula analítica, devido ao erro propagado pela escolha do intervalo de tempo como t = 0. 25. Quando t tender a zero, as soluções dinâmica e a analítica tenderão a produzir os mesmos resultados.

Note que qualquer alteração nos valores de a(0), v(0), x(0) e t, que inicialmente foram atribuídos, respectivamente, os valores 0, 0, 0 e 0.25, implicará numa mudança instantânea no resto dos valores da planilha.

Também pode-se obter gráficos das principais variáveis representadas na planilha.

As planilhas eletrônicas são importantes porque elas podem ser utilizadas como ferramentas de modelagem quantitativa e fazem possível o trabalho com iteração.

Tais planilhas são a base do Sistema de Modelagem Celular (CMS) que descreveremos a seguir.